Background Image

.

Oficinas Avistar

Ecologia da Paisagem

 

CURSO DE ECOLOGIA DE PAISAGEM PARA OBSERVADORES DE AVES - com Thomaz Lipparelli*  

dia 18 e 19 de maio - das 13h as 15h 

 

APRESENTAÇÃO

Como escolher uma área para observar aves? Como saber se a área escolhida trará os resultados esperados? Quais fatores estariam contribuindo para que a(s) espécie(s) alvo(s) esteja(m) ou não presente(s) na área selecionada? Esta e tantas outras dúvidas podem ser respondidas pela Ecologia de Paisagem. A ecologia da paisagem é uma nova área de conhecimento dentro da ecologia, marcada pela existência de duas principais abordagens: uma geográfica, que privilegia o estudo da influência do homem sobre a paisagem e a gestão do território; e outra ecológica, que enfatiza a importância do contexto espacial sobre os processos ecológicos, e a importância destas relações em termos de conservação biológica. Apresentar aos observadores de aves os principais conceitos e ferramentas desta ciência para um melhor entendimento da dinâmica ambiental e ocorrência das espécies, é o objetivo desta proposta. 

Metodologia - 4horas/aula

O conteúdo teórico será ministrado a partir de aula expositiva, com uso de slides / projetor data show. Uma apostila com todo o conteúdo ministrado será disponibilizado a todos os participantes em formato de livro digital de nossa autoria, com 96 páginas de conteúdo, imagens e referências bibliográficas 

 

PROGRAMA - Veja aqui o programa completo 

Conteúdo a ser ministrado

  1. Introdução:  A paisagem como uma unidade heterogênea composta por um complexo de unidades interativas, cuja estrutura pode ser definida pela área, forma e disposição destas unidades. 
  2. Feições da paisagem. Na análise da paisagem serão consideradas suas características de estrutura, funcionalidade e dinâmica. 
  3. Estrutura da paisagem, fragmentação e conectividade. 

  4. Permeabilidade da matriz e percolação da paisagem:  A sua influencia sobre os deslocamentos de algumas espécies de aves na paisagem e  sobre  os processos de extinção de populações fragmentadas. 

  5. Corredores de Biodiversidade. Abordaremos como "corredores ecológicos" - estruturas lineares da paisagem que ligam pelo menos dois fragmentos.

 

Thomaz Lipparelli*   LP AMBIENTAL PROJETOS E CONSULTORIA

Inscreva-se aqui 

Dias 18 e 19 de maio - das 13 as 15h - verifique o local no programa defintivo

Atividade gratuita

Por gentileza preencha os campos abaixo

Co-realização e apoio

Seja também um patrocinador! Fale conosco