Programa impresso


Programa Avistar em folheto

Baixe aqui o programa completo


Programa em formato LIvreto

Baixe aqui o programa em formato Livreto


Palestras Resumos Atividades

Todas as palestras | Resumos | Atividades 

Oficinas e minicursos


Ilustração com Cris Gardim

A incrível técnica de Cristiane Gardim  inscreva-se aqui


Oficina LightRoom com Eduardo Franco

Tratamento de imagens sem segredos, inscreva-se


Mini-curso Ecologia da Paisagem

Mini-curso em 4horas/aulas, inscreva-se

 


Quem é esse sagui?

Com Mariana Fogaça  - mais informações


Oficina de Observação de Aves # kids

Jardineiros da Floresta  - mais informações


#vempassarinhar - fluxo contínuo

diariamente a partir das 07h - Observatório Butantan


Observação para iniciantes 

Luccas Longo - Sábado 08h - Aud02


Oficina Abelhas do Brasil 

Julio Pupim e Adriana Tiba - Gramado - sábado e domingo


Morcego na praça

Extensão UFRJ - Gramado - sábado e domingo mais info aqui


Ciência Aberta

Mesas de ciência espalhadas pelo gramado 


Reintrodução de orquídeas - Luciano Zandoná

Criando um banco genético de espécies da Mata Atlântica no bosque do Instituto Butantan


Oficinas Merlin e eBird

Trenamento hands-on com duas  importantes ferramentas de passarinhada contemporânea - Karlla Barbosa e Bruno Arantes

Keynotes


Jessie Barry

Cornell University

Coordenadora do projeto Meriln Bird ID e da Macaulay Library da Univ. de Cornell. Jessie tem uma paixão por identificar aves e compartilhar com as pessoas. Desde seus 10 anos, ela dedica-se à ornitologia tendo tornado-se uma especialista em aves na América do Norte. Jessie considera que poder liderar as equipes da Biblioteca Macaulay e Merlin é como viver um sonho de uma birdwatcher.



Charles Loren Buck

Northern Arizona university

O principal interesse de Loren Buck são os ritmos dos animais na natureza, e como as mudanças climáticas e nas estações ocorridas e no planeta afetam e determinam estes ritmos. A hibernação e o torpor dos animais e o uso de tecnologias para estudar sua fisiologia são o foco deste pesquisador da Northern Arizona University e tema da palestra que irá apresentar no Avistar2018.


Ronaldo Francini Filho

Universidade Federal da Paraíba

Biólogo, é apaixonado pelo mar, por influência de seu irmão, que é tambem mergulhador e fotógrafo profissional. Realizou mais de 6 mil mergulhos nos últimos 20 anos para fazer ciência e registrar a vida marinha através de fotos e vídeos. Atualmente, é professor na Universidade Federal da Paraíba, onde dá aula e faz pesquisa com ambientes de recifes As principais áreas de trabalho no Brasil são as ilhas oceânicas brasileiras, recifes do Amazonas, Bando dos Abrolhos e costa da Paraíba. .


Tony Bichinsky

PSNA Foundation

Engenheiro Florestal e pesquisador da PSNA Foundation, Tony estuda ninhos e ovos in loco de forma independente, catalogando ao longo de anos mais de 4000 ninhos de cerca de 350 espécies brasileiras. Acredita que a ciência e a cidadania devem caminhar juntas, desde a educação ambiental até o levantamento de dados para a conservação das espécies. Ministra continuamente palestras e atividades de educação ambiental, mesclando ciência, fotografia e bom humor para levar conhecimento ao público em geral, desde crianças até adultos.


Miguel T. Rodrigues

Instituto de Biociências - USP

Especialista em lagartos, outros répteis e anfíbios, e seu maior interesse é o estudo da diversidade desses animais na America do Sul. Longas campanhas de campo para estudar estes animais na natureza são parte do trabalho deste pesquisador da USP, e uma delas, para explorar o pouco conhecido Pico da Neblina, foi concluída recentemente com o apoio do exército brasileiro e a companhia de uma equipe de especialistas em botânica e diversos grupos animais.


Giuseppe Puorto

Instituto Butantan

Diretor do Museu Biológico do Instituto Butantan, em São Paulo, cujo acervo único conta com 300 cobras, de 60 espécies diferentes. Puorto é um biólogo especializado no estudo da vida das serpentes, com as quais convive há mais de 40 anos. Como divulgador de ciência e educador ambiental, Giuseppe Puorto atua dando palestras para diferentes públicos, mostrando como se extrai veneno, como se maneja serpentes, como evitar acidentes e ainda falando sobre a beleza e a diversidade destes animais. Fotógrafo de natureza, tem grande experiência em campo, também com outros tipos de animais.


Inés Dawson

Universidade de Oxford

Estuda biomêcanica do vôo de Insetos em seu doutorado na Universidade de Oxford. Paralelamente, trabalha com comunicação e divulgação científica, mantendo dois canais no YouTube: Draw Curiosity, onde conta fatos científicos de forma envolvente e acessível, e o Inés-Table, em que faz o mesmo, porém em espanhol.


Mariana Landis

Instituto Manacá

Mariana Landis é Diretora do Instituto Manacá e doutoranda em Ecologia Aplicada pela ESALQ/USP. Coordena projetos na área de ecologia e conservação de mamíferos de médio e grande porte da Mata Atlântica. Tem atuado nas regiões de Tapiraí e São Miguel Arcanjo, sudoeste de São Paulo, onde desenvolve pesquisa e monitoramento de espécies como como o Muriqui, o Mico-leão-preto e especialmente a anta, espécie que será abordada em sua palestra


Rick Prum

Universidade de Yale

Richard Prum é fascinado pela evolução nas aves. Em seu último livro, “A Evolução da Beleza”, Prum discute uma das idéias de Darwin, afirmando que uma outra força além da pressão para se adaptar ao ambiente molda a evolução das espécies: a escolha de parceiros baseadas em estética, feita principalmente pelas fêmeas. Segundo Rick, a subjetividade e o desejo pelo belo devem fazer parte do entendimento sobre como a evolução atua. Seus argumentos começam nas aves e chegam até nós, e nos ajudam a entender, dentre outras coisas, como pode existir um animal tão fantástico quanto o pavão


Fabio Machado

Museo Argentino de Ciencias Naturales “Bernardino Rivadávia”

Fabio Machado sempre se interessou pelos processos que moldam a morfologia dos animais, com um interesse especial em Carnivora, uma ordem de mamiferos que contem animais de grande porte e carismáticos, como Ursos, Tigres e Lobos. Atualmente é pesquisador no Museo Argentino de Ciencias Naturales “Bernardino Rivadávia” em Buenos Aires investigando a evolução da morfologia de cães selvagens do mundo. Escreve há mais de 5 anos para na plataforma Science Blogs, participa de podcasts e assessora canais do youtube de divulgação cientifica.


Willem-Pier Vellinga

Xeno-Canto

co-fundador do Xeno-Canto, um dos maiores acervos de sons de aves do mundo, que conta com mais de 200.000 registros de 92% das espécies conhecidas pela Ciência atualmente. Possui formação em Ciência dos Materiais e trabalha com o desenvolvimento de soluções computacionais para a identificação automatizada de vocalizações de aves.


Alexander Pschera

Escritor

Escritor alemão contemporâneo  que, para refletir sobre a falta de informações sobre os animais ao nosso redor, propõem um conceito da “Animal Internet”; que deu título a seu livro onde ele desenvolve e analisa o relacionamento que os humanos mantiveram com os animais ao longo da História e sugere que a Internet pode servir como ponte para nos aproximar novamente da natureza.


Marco Mello

IB - USP

Marco Mello é biólogo e professor de ecologia da USP. Estuda interações entre espécies diferentes, e desde criança sempre quis ser cientista. Se sente muito feliz por poder ter um trabalho que permite matar a própria curiosidade.


Bruce Patterson

FIeld Museum

Bruce Patterson estuda a diversificação biológica, ecologia, evolução e conservação de mamíferos tropicais no Field Museum of Natural History, em Chicago. Parte de seu trabalho baseia-se em resultados de campanhas de campo na América do Sul e na África. Além de curador de mamíferos, Dr. Patterson também é professor na Universidade de Chicago.


Fernando Straube

Pesquisador independente

É pesquisador de Ornitologia desde janeiro de 1982 quando, por mais de 13 anos, atuou no Museu de História Natural Capão da Imbuia. É filiado a mais de uma dezena de entidades técnicas, consultor editorial e de temas ligados à conservação da natureza. Atuou como colaborador em comissões governamentais, estudos de impactos ambientais, resgates de fauna e planos de manejo de unidades de conservação. Publicou mais de uma centena de artigos científicos, de divulgação e de livros versando sobre biogeografia, conservação, História da Zoologia e técnicas de avaliação de impactos ambientais


Chico Camargo

Oxford  UK

Pesquisador no Oxford Internet Institute, na University de Oxford, onde ele usa ferramentas de matemática e computação para responder perguntas nas ciências sociais e em biologia. Durante seu doutorado, Chico investigou os princípios físicos por trás da evolução. Além das pesquisas ele também participa do canal BláBláLogia com o programa Top Models, falando sobre sua ferramenta científica favorita: modelos. .


Gary Stiles

National University of Colombia

Quando menino, o prof. Gary Stiles que hoje é curador da maior coleção biológica da Colômbia, gostava de fazer excursões pelas florestas de Massachussets nos EUA, onde nasceu. Coletava plantas e borboletas, mas dedicava a maior parte do tempo a contemplar as aves que passavam. Com os anos, e depois de comprar seu primeiro par de binoculos suas caminhadas tornaram-se cada vez mais cientificas. “Quando eu era jovem, haviam muitas florestas e poucos meninos, e tornei-me amigo dos moradores das florestas”. Podendo ver através dos binóculos e com o surgimento dos primeirso guias de campo, descobriu que podia dar nomes a todos os animais. Desde então, viajou para vários países para se dedicar ao que mais gosta: observar aves. Grande especialista em beija flores, vai compartilhar com os participantes do Avistar2018 um pouco de sua grande experiência e conhecimento sobre estas lindas aves.

 

Avistar Bird Fair


Feira Avistar

Birdwatchig e turismo. A maior feira de observação de aves da América Latina. 


Milhares de visitantes 

Avistar é o meeting point dos observadores, fotógrafos, ornitólogos e amantes da vida ao ar livre! Participe! 


Traga o seu estande

A Conteúdo Brasil ajuda você a participar - Fale conosco veja contatos abaixo

Local e acomodações


Instituto Butantan

Av. Vital Brasil 1500
Butantan SP


Fácil acesso pelo metro

Estação Butantan
Avenida Vital Brasil


São Paulo é uma cidade incrível 

Aproveite Fique onde quiser!

perto do metro vale qualquer hotel 

 

Hoteis na proximidade


Go inn Jaguaré

GO INN JAGUARÉ Avenida Jaguaré, 1664 

São Paulo - SP - CEP: 05346-000 Jaguaré

Fone: (11) 3716-2656, (11) 2789-9279 

Transfer para o evento.  

Pedir a tarifa Avistar 


Hotel Flat Econômico

Rua Maestro Carlos Cruz, 27

Vila indiana - Butantã

São Paulo, São Paulo

05585-020 Brasil

Avenida Vital Brasil

Possível caminhar até o Butantan


 AirBnB

Tem dezenas de opções de hospedagem na região. 

Algumas com um preço muito bom

Veirfique

 

Co-realização e apoio

Seja também um patrocinador! Fale conosco

Get ready to rock in...